Núcleo de Desenvolvimento Urbano da CDL participa de reunião do Plano Diretor na Câmara Municipal

A CDL foi representada pelo presidente do Núcleo, Ian Moreira, primeiro vice-presidente da entidade, e também integrantes da diretoria, os empresários João Soares e Geraldo Braga. Foco é priorizar centro de Anápolis na discussão do projeto.

O Núcleo de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL Anápolis) participou, na última quinta-feira (5), da reunião da Comissão Especial da Câmara Municipal responsável pela atualização do Plano Diretor, presidida pelo vereador Wederson Lopes.

A CDL foi representada pelo presidente do Núcleo, Ian Moreira, primeiro vice-presidente da entidade, acompanhado pelos membros do Núcleo, e também dirigentes da CDL, João Soares e Geraldo Braga.

Durante a reunião, o Núcleo da CDL participou ativamente dos debates e reforçou, de forma prioritária, a importância de que a revisão do Plano Diretor traga uma nova diretriz para o Centro de Anápolis, região estratégica para a requalificação urbana, fortalecimento do comércio, valorização dos imóveis e atração de novos investimentos.

A CDL destacou que o Centro precisa ser tratado como eixo central de desenvolvimento econômico da cidade e que a presença da entidade nas discussões é fundamental para garantir que os  lojistas tenham voz na definição das novas regras urbanísticas.

Em resumo, também foram debatidos na reunião, com acompanhamento e contribuição do Núcleo da CDL:

  • As dificuldades enfrentadas pelos cartórios de registro de imóveis em razão de exigências e conflitos da legislação atual, que acabam impedindo o registro de empreendimentos;
  • As conflitos de divisas do município, especialmente na região Leste, na BR-414, na região do bairro Promissão, onde existe demanda judicial envolvendo a fronteira entre Anápolis e  Abadiânia, gerando insegurança jurídica e travando registros imobiliários;
  • Temas ligados ao parcelamento do solo, loteamentos, formação de chácaras, desdobro de lotes e instituição de condomínios em lotes pequenos;
  • A necessidade de revisão de regras que hoje acabam funcionando, na prática, como subdivisões irregulares de terrenos;
  • A discussão sobre o perímetro urbano, ampliação do perímetro da cidade e redefinição da zona rural;
  • Propostas voltadas à modernização das normas urbanísticas e à redução da burocracia para viabilizar novos empreendimentos.

Para a CDL Anápolis, a reunião foi positiva pela abertura ao diálogo técnico e institucional e pela construção de um processo mais participativo do que em revisões anteriores do Plano Diretor.

A entidade reforça que seguirá atuando por meio do seu Núcleo de Desenvolvimento Urbano para contribuir com um Plano Diretor participativo, que contemple os interesses do comércio, do setor produtivo, da sociedade e do poder público, sempre com foco no desenvolvimento sustentável, na geração de empregos e na revitalização do Centro de Anápolis.

Compartilhe a postagem: