Saiba mais sobre o e-CNPJ

É a versão digital do CNPJ, que permite assinar digitalmente e transmitir dados de operações de Pessoa Jurídica, garantindo a integridade das informações. Está vinculado à Receita Federal e, por isso, deve ser emitido para o representante legal cadastrado neste órgão.

Renovação do
Certificado
Manuais
Instalação
Requisitos
Técnicos

Para quem trabalha em órgãos públicos, empresas públicas ou de economia mista. Permite acessar serviços exclusivos do Governo, como SPED, CAGED, e-CAC e outros.

Acessar o e-CAC

Acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e realizar uma série de operações, dentre as quais verificar a situação fiscal, consultar as notificações de declarações feitas à Receita Federal, realizar, consultar ou cancelar procurações eletrônicas para o seu contador, etc.

Enviar e fazer retificações no CAGED

Enviar e fazer retificações no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mediante procuração. Emitir a declaração do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Acessar ao Sisprouni

Coordenador ou representante de instituição de ensino, cadastrado pelo mantenedor, pode acessar o sistema informatizado do ProUni – Sisprouni (Programa Universidade Para Todos) para atualizar, suspender, transferir e encerrar Bolsas, aprovar/reprovar candidatos pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos.

CEBAS

A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde.

ComprasNET

O Comprasnet é o portal de compras do Governo Federal para a realização de licitações e contratações feitas pela Administração Pública Federal direta. Para acessar os diversos serviços do Comprasnet, os fornecedores devem adquirir um Certificado Digital do tipo e-CPF ou e-CNPJ.

SPED

O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) consiste no armazenamento, na validação e na recepção de documentos contábeis e fiscais de empresas e pessoas jurídicas no meio digital. Fazem parte do Sped os seguintes projetos: Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil; Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou Sped Fiscal; a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Cadastrar, cancelar e consultar procuração no e-CAC

Cadastrar, cancelar e consultar procuração no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Acessar ao Receitanet

Enviar pelo Receitanet demonstrativos para a Receita Federal, como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), DERC(Declaração de Rendimentos Pagos a Consultores por Organismos Internacionais), DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais), DIMOF (Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira), DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), DBF (Declaração de Benefícios Fiscais).

Acessar o Conectividade Social ICP

Acessar o Portal Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal para fazer transações referentes ao FGTS e à Previdência Social; cadastrar procuradores (funcionário da sua empresa ou profissional autônomo que tenha e-CPF) para representar a empresa e realizar os serviços online.

Emitir e parcelar a DAS

Outras aplicações possíveis são: acessar o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), no qual é possível, entre outras funções, fazer solicitação Emitir e parcelar a DAS (Documentos de Arrecadação do Simples Nacional) para empresas incluídas no Simples Nacional.

Emitir e Retificar o Redarf

Emitir e Retificar Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Redarf).

Realizar transações no SISPROUNI

Permitir que mantenedoras de instituições de ensino realizem transações no SISPROUNI (Sistema do ProUni – Programa Universidade Para Todos), inclusive cadastrar os coordenadores, que acessam o sistema com um e-CPF.

Acessar o CNES

Acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais) com segurança. Sindicatos, federações e confederações podem executar serviços na página do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como Solicitação de Dados Perene (SD), Atualização Sindical (SR) e Solicitação de Registro Sindical (SC).

Solicitar financiamento no Finep

Solicitar financiamento no programa Juros Zero no Finep (Financiadora de Estudos e Projetos); Obter alvará por meio do Certificado de Licenciamento Integrado no SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) de seu município.

CEBAS

A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde.

O Certificado Digital facilita o acesso a diversos serviços pela internet, além de ajudar a diminuir erros de cadastros.

Emissão de notas

Emitir notas fiscais eletrônicas.

Emitir CT-e

Emitir CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônicos), um documento digital armazenado eletronicamente, para fins fiscais. O CT-e é indicado para o transporte de cargas nos sistemas rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e aquaviário.

Obter o GED

Obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), que organiza os documentos emitidos pelo contribuinte.

Diminuir erros de escrituração

Diminuir erros de escrituração em razão do cadastro correto das informações.

Emitir o DANFE

Emitir o DANFE (Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica).

Para relacionamentos com comércio, seguradoras, setor imobiliário, sindicatos e transações com bancos.

Assinar a escrituração contábil e fiscal

Assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), caso seja o procurador ou representante legal da empresa.

Aderir ao Cadastro Positivo

Aderir ao seu Cadastro Positivo (de pessoa física) pela internet.

Utilizar o GESP

Utilizar o GESP (Gestão Eletrônica de Segurança Privada).