O segredo da venda é não pensar nela

Planejamento, estratégia, técnicas e etapas. Existe uma infinidade de livros, professores e especialistas ensinando como ter sucesso em vendas. Muitos já escreveram muito sobre o assunto, mas nunca fizeram uma venda.

Há um tempo eu venho aplicando diferentes formas de venda no meu negócio e percebi que o segredo da venda é não pensar nela.

Quando falo isso eu lembro de Dale Carnegie, em “Como Fazer amigos e influenciar pessoas”. Ele diz que uma das coisas mais poderosas é quando você se interessa genuinamente pela outra pessoa. Lembre-se sempre que a outra pessoa está pensando no que ela quer, não no que você quer.

Ou seja, ela não está preocupada se você precisa bater a sua meta. Ela quer o benefício ou a transformação do que você vende e que interessa a ela.

Quando você inicia uma negociação com o foco no seu produto ou serviço, as chances são que o cliente vai simplesmente sair pela tangente, a não ser que ele já conheça e queira muito comprar o que você vende.

Se durante todo o processo você foca em ouvir e em dar ao prospecto o que ele quer, sem se preocupar em fechar a venda, em algum momento a própria pessoa vai te perguntar “como podemos fechar” ou “quanto custa” e o sucesso da venda fica mais fácil.

Experimente encarar a reunião de venda como um bate-papo ou como uma assessoria. Escute, compreenda e se coloque no lugar da outra pessoa.

Vivendo e aprendendo na prática.

Fonte: NoVarejo

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