Goiás recebe evento destinado ao desenvolvimento do varejo nacional

Nesta sexta-feira (26), o público da 8ª Convenção do Comércio Lojista do Estado de Goiás, que acontece em Caldas Novas recebe o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil.

O evento tem como objetivo principal a qualificação de dirigentes do Sistema CNDL para gestão eficiente de suas entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental. O seminário será conduzido por um consultor especialista em administração e gestão.

Lançado em outubro do ano passado, o PNDV foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

“Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados. O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

Todos os eventos vão contar com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público. “O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal”, acrescenta o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.

Posts Relacionados