Focus reduz projeção da taxa básica de juros em 2017 para 10,5%

A perspectiva para a taxa básica de juros em 2017 foi reduzida pela primeira vez em quatro semanas, depois de o Banco Central ter indicado cortes mais fortes à frente, mas a projeção para a atividade econômica no próximo ano piorou.
Play
Unmute
Fullscreen

A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas consultados veem a Selic a 10,5 por cento no final de 2017, contra 10,75 por cento anteriormente.

Na semana passada, o BC reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, a 13,75 por cento ao ano, indicando que seus próximos passos levarão em conta o cenário externo e a atividade econômica brasileira.

Preparando o terreno para intensificar os cortes daqui para frente, o BC avaliou positivamente o andamento das medidas de ajuste fiscal. Agora, os agentes aguardam a divulgação da ata da reunião, na terça-feira, para calibrar suas apostas.

Entretanto, as instituições que mais acertam as previsões, o chamado Top-5, deixaram inalterada a perspectiva de Selic a 11,25 por cento no final de 2017.

O levantamento apontou ainda piora nas expectativas para a atividade econômica no ano que vem, depois que dados do IBGE mostraram que a recessão no país se aprofundou no terceiro trimestre.

Os especialistas consultados passaram a ver uma expansão de apenas 0,8 por cento, ante 0,98 por cento na pesquisa anterior.

A estimativa para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) este ano passou agora para 3,43 por cento, ante recuo de 3,49 por cento antes.

Em relação à inflação, a expectativa para este ano caiu 0,03 ponto percentual e foi a 6,69 por cento. Para o ano que vem a alta do IPCA continua sendo estimada em 4,93 por cento.

Posts Relacionados