Pesquisa de Intenção de Compras Dia dos Pais 2016

A CDL Anápolis realizou uma Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais na cidade, procurando sondar o que os consumidores almejam para realizar suas compras nesta data sazonal, momento em que os empresários esperam um aquecimento das vendas no setor.

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 26 de julho de 2016, com uma amostra aleatória de 400 consumidores entrevistados. A metodologia adotada apresenta um índice de confiança de 95% e um erro amostral de 4,33%.

O levantamento mostra que 64% dos entrevistados pretendem presentear os pais, destes; 19% presentearão o esposo; 8% presentearão outra pessoa, 5% presentearão o sogro; 3% o avô e 1% o padrasto.

Sondando a pretensão de gastos nesta data, dado quantitativo importante numa sondagem para o comércio, a pesquisa apontou que 48% irão gastar entre R$100,01 e R$300,00 com o presente; 32% entre R$50,01 e R$100,00; 11% – mais que R$300,00 e 6% pretendem gastar entre R$20,01 e R$50,00 e 3% ainda estão indecisos. O levantamento apontou ainda, a média geral de gastos nesta data, no valor de R$150,58.

Das pessoas que pretendem presentar nesta data, 40% presentearão com itens de vestuário; 16% ainda não sabem o que irão comprar; 15% desejam comprar calçados; 10% – produtos eletrônicos; 9% – itens de perfumaria ou cosméticos; 4% – celulares, a mesma porcentagem com algum tipo de acessório e outros tipos de presentes somam 2% das intenções de compras dos entrevistados.

Questionando o local de compra na preferência dos consumidores a pesquisa apontou que 71% pretendem comprar em lojas localizadas nas ruas; 18% em shoppings; 4% ainda não sabem onde comprar; 3% em galerias; 2% em camelódromos e 2% comprarão em supermercados.

A forma de pagamento é também uma importante ferramenta para o planejamento de políticas de crédito e de caixa, neste contexto a presente pesquisa apontou que 65% pagarão o presente em dinheiro; 29% usarão o cartão de crédito; 2% – cartões de redes varejistas; enquanto 2% pretendem comprar no crediário e o mesmo porcentual optará por outras formas de pagamento.

Para a verificação dos anseios de consumo dos pais entrevistados, o levantamento revelou a preferência dos pais quanto presente desejado. Na sondagem; 33% não sabem o que querem ganhar; 25% – produtos diversos; 14% preferem ganhar um perfume; enquanto 9% desejam receber aparelhos eletrônicos; 9% preferem almejam ganhar celulares; já 5%  da preferência ficam com roupas e 5% – qualquer coisa.

Imprensa CDL – Ivana Lage

 

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