6 erros fatais para as PMES durante a BLACK FRIDAY, segundo o Google

As vendas da Black Friday abrem uma série de oportunidades para as PMEs, mas ainda assim alguns erros precisam ser evitados. Confira.

om os consumidores menos tímidos e aos poucos aumentando seus apetites de compras, as vendas da Black Friday para este ano têm tudo para decolar. A estimativa é que o volume de vendas seja 20% maior que o ano passado. Levantamento feito pelo Google aponta que há 38 dias da data, o número de buscas pela Black Friday já é 14% maior do que o mesmo período do ano passado.

Se a sua empresa está dando os primeiros passos este ano e quer aproveitar a onda da BlackFriday há formas de se preparar. Isso porque, estima-se que o fluxo de consumidores durante o período de ofertas seja até 10 vezes maior que um dia de tráfego normal no e-commerce.

Especialistas do Google ajudam os marinheiros de primeira viagem apontando os seis erros que as PMEs não podem cometer durante a Black Friday. Confira:

1. Ficar fora da Black Friday

O interesse pela Black Friday começa muito antes e atinge seu pico em novembro. Ou seja, os consumidores já estão pesquisando e muitos já se cadastraram para receber as promoções, com exclusividade. Ficar de fora representa perder a possibilidade de vender 15x mais que o faturamento de um dia comum.

2. Deixar as campanhas para última hora

Como se organizar para as vendas, além de manter ofertas mais atraentes e ao alcance do consumidor. As campanhas de marketing digital e o uso das ferramentas para aumentar as vendas online são opções que, ao contrário do que muitos acreditam, cabem no bolso de qualquer PME.

3. Promover ofertas enganosas

O consumidor está cada vez mais atento às ofertas da Black Friday. “Tudo pela metade do dobro do preço” não existe mais! Em 2016, o consumidor investiu mais tempo para pesquisar do que para comprar. De acordo com Reclame Aqui, pesquisas para consultar a reputação das empresas cresceram 26% na semana da Black Friday e os lojistas responderam em peso, já que o número de reclamações caiu 33% no último ano.

4. Tem, mas acabou

Não estimar o volume de produtos necessários é algo impensável durante a Black Friday. O aumento nas vendas pode chegar até cinco vezes mais que os outros meses do ano.

5. Esquecer dos novos clientes

Esta é uma grande oportunidade para conquistar novos clientes fiéis. Quase 300 mil brasileiros compraram pela primeira vez pela internet durante a Black Friday de 2016. Por isso, é preciso pensar estrategicamente, esta nova base para aumentar o ciclo de vida desses clientes.

6. Oferecer uma experiência de compra ruim

Esta é a hora de encantar os clientes. Se puder, aumente a equipe e priorize a qualidade no atendimento. Dados apontam que 51% das decisões estão atreladas à confiança e experiência com o lojista. Preço e produto são importantes para atrair o consumidor, assim como uma boa logística para entrega dos produtos.

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